A ortopedia funcional dos maxilares é uma especialidade única, que tem um grande poder de transformação na vida dos pacientes. O tratamento desta área é responsável por corrigir tantas questões funcionais, relacionadas à mastigação, respiração e fala, como também estéticas, proporcionando o equilíbrio entre as linhas do rosto do paciente.
Reconhecida como referência nesta especialidade, a Dra. Cássia Marcussi se destaca pela ampla experiência e estrutura qualificada em sua clínica, que fica localizada dentro do Hospital D’Olhos, em São José do Rio Preto.
A ortopedia funcional dos maxilares é uma área voltada a atender distúrbios relacionados com o posicionamento dos maxilares e o mau desenvolvimento dos ossos da face — com procedimentos focados em remodelar e redirecionar ambos.
Normalmente, esta especialidade costuma atender pacientes durante a infância e adolescência — períodos em que a estrutura óssea não se desenvolveu completamente.
Contudo, com o avanço da odontologia e conscientização da população, muitos adultos que não tiveram acesso ao tratamento mais cedo, seja por questões financeiras ou simplesmente falta de informação, estão aderindo cada vez mais à ortopedia funcional dos maxilares em busca de todos os benefícios que ela oferece para elevar a qualidade de vida.
O tratamento na ortopedia funcional dos maxilares varia de acordo com cada paciente. Por isso, no planejamento, pode ser que o dentista solicite a combinação de procedimentos cirúrgicos e o uso de aparelhos ortodônticos e ortopédicos.
As cirurgias costumam ser necessárias em casos relacionados ao maxilar, como prognatismo e mordida cruzada. Contudo, pode ser necessária a extração de alguns dentes, principalmente os sisos, se ainda não tiverem sido removidos, para que os dentes tenham espaço para se movimentar dentro da boca.
Já que falamos em tratamento ortodôntico, o uso do aparelho é recomendado, pois ao reposicionar os ossos da face, o rosto recebe uma nova simetria e o sorriso precisa estar em harmonia com esse visual. Isso, claro, sem falar que alguns problemas ósseos na face e maxilares podem interferir diretamente na posição dos dentes.
Por fim, o uso do aparelho ortodôntico é indicado para corrigir ou controlar o desenvolvimento ósseo. Sua estrutura age diretamente no sistema neural, fazendo com que o próprio organismo faça o trabalho de correção.
Nem sempre o tratamento com um dentista especializado em ortopedia funcional dos maxilares é recomendado para solucionar problemas relacionados à má oclusão. Contudo, quando eles atingem os ossos da face e maxilares, somente este profissional poderá te ajudar com o problema.
Para facilitar, separamos os principais problemas que exigem a atuação de um dentista especialista em ortopedia funcional dos maxilares para serem resolvidos de forma assertiva e resolutiva.
Muita gente conhece como mandíbula de Habsburgo, termo que faz alusão à família real espanhola, lembrada por sofrer com o problema. O prognatismo consiste na projeção do maxilar à frente da arcada dentária superior, dando a impressão que o queixo da pessoa é maior do que o seu tamanho real.
A mordida aberta é um problema muito comum em crianças que utilizaram bicos artificiais, como chupetas e mamadeiras, por longos períodos durante a infância. Ela é marcada pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores, quase como se fosse um “buraco” no sorriso.
O tratamento para esse problema pode exigir a combinação de intervenções cirúrgicas, uso de aparelhos ortodônticos e aparelhos ortopédicos — tudo vai depender da gravidade do caso.
Sabe aquela impressão de “boca torta”? Esse problema nós chamamos de mordida cruzada, que é quando acontece a falta de encontro entre os maxilares superiores e inferiores do paciente.
Esse problema pode ter origem em fatores genéticos ou até mesmo acidentes e, assim como a mordida aberta, pode ser tratado por um dentista perito em ortopedia funcional dos maxilares combinando os aparelhos ortodônticos, ortopédicos e cirurgias.
Fica muito mais fácil comer os seus alimentos preferidos após o tratamento da ortopedia funcional dos maxilares. Nada de dores, estalos ou zumbido nos ouvidos enquanto você mastiga.
Pronunciar certas palavras pode ser complicado para pessoas com problemas nos maxilares. Após o tratamento, você terá o caminho aberto para melhorar a sua dicção, recuperando a confiança que você precisa para expor suas ideias ao mundo.
Em alguns casos, a respiração pode tanto ser afetada pelos problemas de oclusão, como ser a causa deles. Após o tratamento, há uma melhora significativa neste aspecto, algo que pode até mesmo eliminar distúrbios do sono como bruxismo, ronco e apneia.
Após finalizar o tratamento, a mudança na estética facial será visível. Você terá um rosto harmonioso, equilibrado e que vai destacar ainda mais toda a beleza em potencial que já existe dentro de você.
A Dra. Cássia Marcussi é referência em ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares na região de São José do Rio Preto. Seu atendimento multidisciplinar integrado, com a estrutura localizada dentro do Hospital D’Olhos, credenciada como uma das melhores opções desta especialidade na região.
Se você precisa de um atendimento especializado em ortopedia funcional dos maxilares, e que oferece integração com tratamentos ortodônticos, aqui é o lugar certo. Agende hoje mesmo uma visita e transforme a sua vida para melhor!
Avenida Murchid Homsi, 2200 - Parque Quinta das Paineiras - São José do Rio Preto - SP - 15070-650